PAP - Como fazer hot emboss

Oi, queridos leitores!

No mundo do scrap, emboss não é novidade. Entretanto, para os iniciantes nesta arte é. Como eu tenho alunas novatas na área todo mês, achei oportuno um passo a passo explicando a técnica.

Pois bem, primeiramente, o que é hot emboss?

É relevo quente. Como assim? você me pergunta. É fazer um relevo geralmente na forma de um carimbo, derretendo-se um pó para fazer o relevo. Observe na imagem abaixo um relevo prateado (bexiga, borboleta e tag):

Também usei a técnica nesta agenda, que mostrei outrora:

agenda

Foi quando eu fotografei o passo a passo.

 


Para fazer o emboss, você vai precisar de:

IMG_0555

 

Pó para emboss: existem várias cores de pó para emboss e com efeitos diferentes: com glitter, transparente, metalizado, entre outros.
   
Aquecedor de emboss: é um aparelho que serve para derreter o pó. A aparência lembra um secador de cabelo; contudo, este não o substitui, pois o aquecedor para emboss, diferentemente do secador de cabelo, produz muito mais calor e não sopra muito vento. Os aquecedores da TEC infelizmente saíram de linha. Você ainda encontra alguns no mercado, portanto, corra e adquira o seu. (Lembre-se de que se em sua cidade a voltagem for 220, você precisará de um transformador. Eu utilizo um estabilizador). Não tem mais na sua cidade? Não se apavore. Podemos substituí-lo pelo ferro de passar roupas ou pela prancha de cabelo. Mas isso é assunto para outro PAP, que lançarei em breve.
   
Carimbo: o carimbo é o de sua preferência, que tenha o desenho de que você gosta. Quanto ao tipo, eu prefiro os "clear", que são carimbos de silicone, que a gente gruda numa base de acrílico. Eles são melhores porque você vê exatamente onde está carimbando, além de serem mais fáceis de guardar, não ocupam muito espaço.
   
Almofada para carimbo: é também chamada de carimbeira. Esta da Toke e Crie já é própria para emboss. Existem várias cores de carimbeira. Embora seja indicado que a cor da carimbeira seja a mesma cor do pó, podemos usar cores distintas, sobressairá a cor do pó. Você pode também usar uma carimbeira colorida com o pó transparente, fazendo com que a cor da carimbeira se sobressaia.
   
Bandeja funil: a bandeja funil serve para devolver o pó excedente para o frasco, não desperdiçando nada do pó. Ele é um item opcional, você consegue substituí-lo por um papel, mas a bandeja é bem bacana.
Talco: normal, desses de bebê. Item também opcional. Explico abaixo.  

Passo a passo:

1. Primeiro, passa-se talco no papel, esfregando-o com o dedo, para que o pó para emboss grude somente onde foi carimbado. Entretanto, eu não uso o talco. Creio que o pó grude devido à energia estática acumulada no papel, então, antes de carimbar, eu encosto o papel na parede, com as duas mãos. Não sei se isso procede, mas sempre faço assim.

Passe então a carimbeira no carimbo dando umas leves batidinhas e carimbe o papel.
IMG_0556
   
2. Logo em seguida, aplique generosamente o pó para emboss. IMG_0557
3. Retire o excesso do pó na bandeja ou num pedaço de papel. Eu dou umas batidinhas no papel para que todo pó excedente saia. IMG_0558
4. Devolva o pó excedente para o frasco. IMG_0562
5. Hora de aquecer o pó, fazendo o relevo.
Nota: acho melhor não fazer isso sobre a base de corte, apesar da foto, he he he. Tirei a foto sobre a base, para fins estéticos, mas fiz este passo longe dela, com medo de entortar a base.
IMG_0561
6. Está pronto o emboss! Fácil de fazer, não é mesmo? E o efeito é lindo!

(Não estranhem que o emboss na figura ao lado é prateado. Mudei de idéia no fim, he he he.)
IMG_0563

Espero que o passo a passo tenha sido proveitoso e que façam muito emboss!

Beijos!

6 comentários:

  1. Hummm, as carimbeiras que tenho são todas iguais a esta ai do post, vou tentar fazer emboss de novo e ver no que vai dar, já tem algum tempo que eu tentei então quem sabe agora vai...achei que não desse certo por causa da carimbeira, mas agora...não dá muito certo por causa da scrapper...rsrsrs mas eu vou treinar ;) Obrigada pelas dicas!
    bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem mistério, aqueça e observe o pó derretendo.
      Tente e diga aqui se deu certo.
      Boa sorte!
      Beijo

      Excluir
  2. Ola! Sabe me dizer se esta técnica emboss funciona para fazer o relevo em tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saberia dizer se dá para fazer emboss no tecido. Talvez seja difícil se o excedente do pó ficar grudando no tecido. Desculpe não poder ajudar mais. Abraço!

      Excluir
  3. Não saberia dizer se dá para fazer emboss no tecido. Talvez seja difícil se o excedente do pó ficar grudando no tecido. Desculpe não poder ajudar mais. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que qualquer carimbeira serve para o emboss? Não precisa ser aquela carissima?

    ResponderExcluir