Passo a passo (PAP) - Backup do blog: artigos, comentários, template e imagens

Este PAP é para minhas amigas blogueiras que usam o Blogger. Ultimamente, muitas têm relatados problemas com seus blogs. Vocês sabem o trabalhão que é escrever os artigos. Já imaginaram perder tudo? Você faz backups (cópias de segurança) de tudo: artigos, template, imagens? Se eu fosse você começaria agora!!! Vamos aprender?

Primeiramente, temos que fazer backups em 3 etapas: artigos e comentários; template; imagens. Vamos a elas!

 

Backup dos artigos e comentários

É o backup mais importante de todos, pois os artigos são o cerne do blog. Também não queremos perder os comentários carinhosos recebidos, que são nossos motores propulsores. Portanto, seria interessante fazer o backup regularmente. Veja como:

1. Acesse seu blog e entre na área “Configurações”, em “Básico”, como assinalado na figura abaixo:

1

2. Em seguida, clique em “Exportar blog”:

2

3. Na página seguinte, clique em “Fazer download” e indique uma pasta para salvar o arquivo do tipo XML:

3

 

Backup do template

O template do blog é todo o visual dele: cores, plano de fundo, fontes, largura de colunas, etc. É bom sempre fazer o backup do template antes de alguma alteração. Alguma coisa pode dar errado ou você pode simplesmente se arrepender da alteração. Assim, você sempre terá como voltar atrás!

Faça o backup da seguinte maneira:

1. No seu blog, acesse a área “Design”, e, depois, “Editar HTML”:

4

2. Nesta etapa, tem duas maneiras de fazer o backup. Há o link “baixar modelo completo”, que é uma forma mais automatizada de fazer o backup; entretanto, deixa o modelo mais desorganizado. Eu prefiro fazer assim: em “Editar modelo”, marque a opção “Expandir modelos de widgets”:

5

3. Em seguida, clique na caixa onde está o código html e tecle Ctrl+A, para selecionar tudo:

6

4. Copie o código (Ctrl+C), abra o Bloco de Notas image, cole o código (Ctrl+V), e salve o arquivo, conferindo um nome para ele.

 

Backup das imagens

Nos backups dos artigos, são gravados os links para as imagens, que o Blogger guarda no Picasa. Eu achava que, com o Windows Live Writer (programa que uso para escrever os artigos do blog), o problema de não ter as imagens realmente estaria sanado. Engano meu. Esclareceu-me Adelson que o aplicativo também não salva as imagens. A saída é salvar as imagens originais mesmo!

---

Espero que o artigo tenha sido proveitoso para você!

Já fez o seu backup?

4 comentários:

  1. oI CLAUDINHA...MENINA IPORAENSE...ESTOU PRECISANDO DA SUA AJUDA. EU QUERIA DIMINUIR A FOTO DA APRESENTAÇÃO DO MEU BLOG, VC SABE COMO POSSO FAZER ISSO? É MUITO QUADRADA QUERIA UM RETÂNGULO. oBRIGADA...BJOS

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!
    A imagem do cabeçalho fica como você a criou. Assim penso eu. Para você ter uma idéia, a imagem do meu cabeçalho eu criei com 870 pixels de largura (tamanho máximo permitido) x 343 pixels de altura.
    Mas você não precisa fazer exatamente assim. Pode usar uma imagem maior do que essas dimensões, que o blogger diminuirá proporcionalmente sua imagem para 870 pixels de largura, é so marcar a caixa de seleção "reduzir para ajustar" na hora de colocar o cabeçalho.
    Conseguiu entender? Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar-me!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga do coração, olha adorei teu help blog, vou vir com mais tempo, ver estas dicas maravilhosas,eu acho o meu blog tão amontoado , queria tbem colocar este também pode gostar de ver, que ficam estas imagens das postagens antigas. Quero tbem colocar meus blogs preferidos não sei fazer tbem, o mula manca que não sabe fazer nada.Me socorre minha heroina online. Bjusssss no coraçaõ, by Rosi.

    ResponderExcluir
  4. This is very interesting, You're a very skilled blogger. I've joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I've shared your website in my social networks!

    ResponderExcluir