Passo a passo (PAP) - árvore de natal de origami

E aí, meninas? Como está a correria de vocês?

Acho que todo mundo se atrapalha um pouco com o tempo nessa época do ano, não é mesmo?

Não sou diferente. Tenho tantos planos, tantas vontades… Muita coisa fica para depois.

Mas uma eu vou concretizar hoje: fazer um PAP para o blog!

A árvore é esta:

É bem simples de fazer, e o resultado é muito singelo. A árvore também tem inúmeras aplicações. Você pode colocar numa página de scrapbooking, num cartão de natal, em um pingente de porta, enfeite, etc. A criatividade é sua! Vamos lá?

Você vai precisar de 4 quadrados de papel, com dimensões diferentes e gradativas.
Para uma árvore como a minha - que mede 13 cm de altura por 12,5 cm de largura, aproximadamente - é preciso 4 papéis quadrados cujos lados tenham os seguintes tamanhos:
- 6 cm
- 8 cm
- 10 cm
- 12 cm
DSC02958b (2) Dobre o quadrado ao meio segundo a vertical e horizontal, como mostra a linha vermelha tracejada da imagem ao lado.
 
 
DSC02958b As próximas duas dobras correspondem às diagonais do quadrado.
 
 
Você deve estar com uma peça parecida com esta da imagem ao lado.
DSC02963a Force o centro dos dois lados marcados com pontos vermelhos para baixo e para dentro, observe a próxima imagem.
Dobrando o centro dos lados para dentro.
Achatando a peça, ela ficará assim.
DSC02965a Dobre a camada de cima como indicado ao lado. Comece pelo vértice de cima e alinhe o lado direito ao vinco central. Observe a próxima imagem.
 
Faça o mesmo com o outro lado.
Está pronto um módulo, uma camada, da árvore.
Repita todo o processo explicado até aqui com os outros quadrados.
Você tetá 4 módulos semelhantes a estes, distintos pelo tamanho.
Para colar, basta um pinguinho de cola no verso do módulo, na pontinha de cima.
Encaixe dentro do módulo que deverá ir na sequência.
Prontinha a árvore!!!
Para colar eu me baseei no vinco central, mas você pode fazê-la tortinha, se quiser.
Também fazê-la com três módulos apenas.
Para a estrela, eu usei o furador complexo de estrela da TEC. Furei 3 estrelas, vinquei-as no centro e as sobrepus umas as outras.
Para esta árvore, que é menor, ficaria bom uma estrela feita com o furador jumbo da TEC.
Está aí a minha arvorezinha.
Ah, acho que ela merece um tronquinho.

E aí? Contem-me: gostaram do PAP?

21 comentários:

  1. LINDO AMIGA AMO TUDO QUE VC FAZ!!! FELIZ NATAL PARA VC E TODA SUA FAMÍLIA E UM 2012 COM MUITO SUCESSO BEIJINHOS KARINA
    http://scrapkarinaregiani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. HOLA CLAUDINHA !!!! QUE GUSTO SALUDARTE !!!! QUE BONITO ARBOL DE SCRAP NOS PRESENTAS !!!! YA HE VISTO TAMBIEN, LAS ZAPATILLAS DECORADAS, QUE SON UNA MONERIA. Y TAMBIEN HE VISTO ESA REUNION, CON TUS COMPIS, Y LA DE PASTELES QUE SUPONGO OS COMERIAIS.
    TE DESEO UNA FELIZ NAVIDAD. BESOS DESDE CADIZ, ESPAÑA.

    ResponderExcluir
  3. MUITO GRACIOSA COMO TODAS AS SUAS ARTES!!FELIZ NATAL QUERIDA E UM 2012 REPLETO DE SCRAPS-ALEGRIAS!!BJS!

    ResponderExcluir
  4. Linda, com volume, adorei!!

    bjks e hohoho FELIZ NATAL ! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Lindo cartão Claudinha!
    Essa árvore fica muito charmosa!
    Obrigada pelo pap!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Lindo, lindo, lindoooo!!!
    Beijos
    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Linda árvore Claudinha....adorei o PAP....bjssss

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga!
    Simplesmente linda essa árvore, você é um amor dividindo essas belezuras com as amigas, obrigada.
    Estou correndo contra o tempo, quando penso que o dia 24 é na próxima semana fico achando que não vai dar tempo de terminar o que ainda falta.
    Desejo um maravilhoso fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Claudia, ficou Linda. Vc explica super bem, sue pap está perfeito.
    Boas festas
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Amei!!! E vou colocar em prática.
    Depois coloco a foto no meu bloguinho!!
    Obrigada e beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Claudinha, já tava com saudades! como estou saindo pra viagem e só volto o ano que vem, passei pra te deixar um grande abraço, e o desejo de paz, amor neste Natal, e trabalho e sucesso em 2012. Quando voltar vou tentar essa dobradura, ue não parece nada fácil. Beijo. Nidia.

    ResponderExcluir
  12. OI Claudinha...Vim desejar Feliz Natal e prospero Ano Novo, que Deus nos abençoe hoje e sempre... abraços apertados...
    http://papelartesanaliks.blogspot.com/search/label/CART%C3%95ES

    ResponderExcluir
  13. Sou suspeita em falar, pois sempre que venho neste teu cantinho so encontro coisas boas e instrutivas. amiga tenha um feliz 2012, não esquece passando por Barra Velha me avise.Bjokas em todos by Rosi.

    ResponderExcluir
  14. Claudia, um feliz 2012, com muiiitas novidades e projetos.
    Amei essa árvore de natal e o pap está perfeito.
    Todo seu blog está maravilhoso. Obrigada por compartilhar tantas dicas e projetos lindos!

    ResponderExcluir
  15. Ola..vim visitar seu blog e adorei seus trabalhos eu faço Arte Francesa e decoupage se quiser vir visitar meu blog e ser minha seguidora ficarei muito feliz...eu ja to te seguindo..bjos
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir