PAP - Como fazer hot emboss

Oi, queridos leitores!

No mundo do scrap, emboss não é novidade. Entretanto, para os iniciantes nesta arte é. Como eu tenho alunas novatas na área todo mês, achei oportuno um passo a passo explicando a técnica.

Pois bem, primeiramente, o que é hot emboss?

É relevo quente. Como assim? você me pergunta. É fazer um relevo geralmente na forma de um carimbo, derretendo-se um pó para fazer o relevo. Observe na imagem abaixo um relevo prateado (bexiga, borboleta e tag):

Também usei a técnica nesta agenda, que mostrei outrora:

agenda

Foi quando eu fotografei o passo a passo.

 


Para fazer o emboss, você vai precisar de:

IMG_0555

 

Pó para emboss: existem várias cores de pó para emboss e com efeitos diferentes: com glitter, transparente, metalizado, entre outros.
   
Aquecedor de emboss: é um aparelho que serve para derreter o pó. A aparência lembra um secador de cabelo; contudo, este não o substitui, pois o aquecedor para emboss, diferentemente do secador de cabelo, produz muito mais calor e não sopra muito vento. Os aquecedores da TEC infelizmente saíram de linha. Você ainda encontra alguns no mercado, portanto, corra e adquira o seu. (Lembre-se de que se em sua cidade a voltagem for 220, você precisará de um transformador. Eu utilizo um estabilizador). Não tem mais na sua cidade? Não se apavore. Podemos substituí-lo pelo ferro de passar roupas ou pela prancha de cabelo. Mas isso é assunto para outro PAP, que lançarei em breve.
   
Carimbo: o carimbo é o de sua preferência, que tenha o desenho de que você gosta. Quanto ao tipo, eu prefiro os "clear", que são carimbos de silicone, que a gente gruda numa base de acrílico. Eles são melhores porque você vê exatamente onde está carimbando, além de serem mais fáceis de guardar, não ocupam muito espaço.
   
Almofada para carimbo: é também chamada de carimbeira. Esta da Toke e Crie já é própria para emboss. Existem várias cores de carimbeira. Embora seja indicado que a cor da carimbeira seja a mesma cor do pó, podemos usar cores distintas, sobressairá a cor do pó. Você pode também usar uma carimbeira colorida com o pó transparente, fazendo com que a cor da carimbeira se sobressaia.
   
Bandeja funil: a bandeja funil serve para devolver o pó excedente para o frasco, não desperdiçando nada do pó. Ele é um item opcional, você consegue substituí-lo por um papel, mas a bandeja é bem bacana.
Talco: normal, desses de bebê. Item também opcional. Explico abaixo.  

Passo a passo:

1. Primeiro, passa-se talco no papel, esfregando-o com o dedo, para que o pó para emboss grude somente onde foi carimbado. Entretanto, eu não uso o talco. Creio que o pó grude devido à energia estática acumulada no papel, então, antes de carimbar, eu encosto o papel na parede, com as duas mãos. Não sei se isso procede, mas sempre faço assim.

Passe então a carimbeira no carimbo dando umas leves batidinhas e carimbe o papel.
IMG_0556
   
2. Logo em seguida, aplique generosamente o pó para emboss. IMG_0557
3. Retire o excesso do pó na bandeja ou num pedaço de papel. Eu dou umas batidinhas no papel para que todo pó excedente saia. IMG_0558
4. Devolva o pó excedente para o frasco. IMG_0562
5. Hora de aquecer o pó, fazendo o relevo.
Nota: acho melhor não fazer isso sobre a base de corte, apesar da foto, he he he. Tirei a foto sobre a base, para fins estéticos, mas fiz este passo longe dela, com medo de entortar a base.
IMG_0561
6. Está pronto o emboss! Fácil de fazer, não é mesmo? E o efeito é lindo!

(Não estranhem que o emboss na figura ao lado é prateado. Mudei de idéia no fim, he he he.)
IMG_0563

Espero que o passo a passo tenha sido proveitoso e que façam muito emboss!

Beijos!